HOME    |    O QUE FAZEMOS    |    PORTIFOLIO    |    PARA CORRETORES    |    DEPOIMENTOS    |    INFORMES
Smartphones com Android fazem iPhone "comer poeira" no Brasil, diz estudo

O sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, teve participação de 56,7% nas vendas de smartphones no Brasil entre os meses de agosto, setembro e outubro, de acordo com novo estudoda consultoria Kantar Worldpanel ComTech, divulgado nesta terça-feira (27). Já o iPhone , maior rival do Android, "come poeira" no Brasil, com uma fatia de apenas 0,4% das vendas no mesmo período.

O estudo da Kantar também mostra a evolução das vendas dos smartphones com sistema Android no Brasil. Em outubro de 2011, o Android era o segundo colocado no ranking de sistemas operacionais da Kantar, com 25,6% das vendas. (O estudo da Kantar analisa as vendas realizadas no período indicado e não considera a base instalada de aparelhos que adotam os dois sistemas no Brasil.)

O primeiro colocado do ranking da Kantar em outubro do ano passado era o Symbian , sistema operacional presente em smartphones da Nokia, que detinha 51,3% do mercado. Em outubro deste ano, após queda de 19,8 pontos percentuais, os aparelhos com Symbian representam 31,5% das vendas de smartphones no Brasil.

Além do Brasil, o Android também apresenta participação de mercado de mais de 50% em outros países como Alemanha, Austrália, China, Espanha, França e Itália. Nos Estados Unidos, a Apple tem 48,1% das vendas, de acordo com a Kantar, superando o Android nas últimas semanas, que agora tem 46,7% do mercado.

Um dos fatores que impulsionam o sucesso da plataforma no Brasil é a variedade de preços: o Android está presente tanto em aparelhos básicos com acesso a internet como em produtos "topo de linha", que concorrem diretamente com o iPhone.

Menor que BlackBerry e Bada

De acordo com os dados da Kantar, a fatia de mercado atual da Apple no Brasil é a menor entre todos os outros sistemas operacionais, mesmo aqueles que estão em declínio. O Bada , sistema operacional proprietário desenvolvido pela Samsung, estava presente em 0,7% dos smartphones vendidos em outubro de 2012 - apesar de a empresa não ter lançado nenhum aparelho da linha Wave recentemente no Brasil.

A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones Blackberry, detém 2,7% das vendas de smartphones, sendo que sua participação caiu seis pontos percentuais em relação a outubro do ano passado, em virtude da crise pela qual a empresa passa . O sistema operacional Windows (que inclui o Windows Mobile e o mais recente Windows Phone ) representa 4% do mercado brasileiro de smartphones, com queda de cerca de um ponto percentual em um ano. 

As mais lidas
Conheça os acessórios de luxo que são o sonho de todo gamer
(5970 visualizações)
Como desbloquear um iPhone importado para usar em qualquer operadora
(5004 visualizações)
[Vídeo] Sniper Elite V2, sinta a adrenalina de ser um atirador de elite
(4652 visualizações)
Playseat F1 Red Bull, o controle que simula um cockpit de um carro de um F1
(4406 visualizações)
Via iPad: Serviço automatiza casa por R$ 8 mil
(3970 visualizações)
Google lança tablet Nexus 7, novo Android e várias outras novidades
(3943 visualizações)
De Battlefield a Team Fortress: veja os melhores jogos de tiro online e gratuitos
(3734 visualizações)