HOME    |    O QUE FAZEMOS    |    PORTIFOLIO    |    PARA CORRETORES    |    DEPOIMENTOS    |    INFORMES
Como alterar o nome da rede Wi-Fi

Às vezes em um mesmo local pode existir mais de uma rede com um nome igual, criando sérios problemas de conexão. Se você precisa mudar o nome de sua rede sem fio, acompanhe esse tutorial do TechTudo e aprenda como fazer isso.

Os fabricantes de roteadores para redes sem fio normalmente colocam um nome (o chamado SSID, Service Set IDentifie) genérico na rede que já vem configurada nesses dispositivos. A maioria dos usuários não costuma modificar essa informação. Como atualmente existe um número enorme de roteadores Wi-Fi, para fazer esse procedimento é preciso estar com o manual em mãos para encontrar algumas informações. Se você não tem o manual escrito, procure a versão digital no site do fabricante.

Passo 1. Abra um navegador e digite o endereço do roteador Wi-Fi (192.168.1.1, por exemplo) na barra de endereço e tecle “enter”. Essa informação normalmente fica no corpo do aparelho ou no manual dele;

Digitando o endereço do roteador sem fio no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o endereço do roteador sem fio no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Será solicitado um usuário e senha, digite-os e tecle “enter”. Essa informação também é padronizada e encontra-se no corpo do aparelho ou no manual dele;

Digitando o usuário e senha para entrar no painel do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o usuário e senha para entrar no painel do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro do painel de configuração do roteador, procure por uma opção de configuração da rede sem fio. No aparelho usado nesse tutorial essa opção é “WLAN Setting”, mas isso pode variar muito em cada dispositivo, podendo ser “Wireless Setup”. Para saber a localização exata da configuração de rede sem fio no painel de seu Access Point, consulte o manual dele;

Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro da tela de configuração da rede sem fio, procure pela opção SSID. O nome dessa opção pode variar, podendo estar como “ESSID”, “SSID name” ou simplesmente “SSID”. Consulte o manual do seu aparelho para ter certeza;

Acessando o SSID em dois roteadores diferentes (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o SSID em dois roteadores diferentes (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique dentro do campo SSID e digite o nome que deseja usar para identificar a sua rede. Depois, clique no botão de confirmação que fica abaixo da tela de configuração. O nome dele também costuma variar dependendo do dispositivo e fabricante, podendo ser “Apply”, “Save changes”, “Confirm” ou qualquer outra nomenclatura;

Passo 6. Feita e confirmada a alteração, todos os aparelhos que estavam conectados na rede serão desconectados dela. Como o nome da rede mudou, será necessário ir em cada um deles e conectar na rede. Para fazer isso no Windows 7, clique no ícone de rede que fica ao lado do relógio do Windows e quando aparecer a lista de redes sem fio, aperte a sua rede e depois no botão “Conectar”. Forneça a senha e outras informações que forem necessárias.

Conectando pela primeira vez na nova rede (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando pela primeira vez na nova rede (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Sua rede sem fio agora está do jeito e com o nome que você quer.

 

As mais lidas
Conheça os acessórios de luxo que são o sonho de todo gamer
(5772 visualizações)
Como desbloquear um iPhone importado para usar em qualquer operadora
(4934 visualizações)
[Vídeo] Sniper Elite V2, sinta a adrenalina de ser um atirador de elite
(4539 visualizações)
Playseat F1 Red Bull, o controle que simula um cockpit de um carro de um F1
(4280 visualizações)
Via iPad: Serviço automatiza casa por R$ 8 mil
(3898 visualizações)
Google lança tablet Nexus 7, novo Android e várias outras novidades
(3798 visualizações)
De Battlefield a Team Fortress: veja os melhores jogos de tiro online e gratuitos
(3604 visualizações)