HOME    |    O QUE FAZEMOS    |    PORTIFOLIO    |    PARA CORRETORES    |    DEPOIMENTOS    |    INFORMES
E, G, H, H+, 3G e 4G - o que essas siglas significam na conexão do seu celular?

É natural que vejamos estas siglas estampadas na tela dos nossos gadgets. Muitas pessoas sabem ou imaginam que elas se refiram a troca de dados entre a sua operadora e o seu smartphone. Pois bem, isso está correto; mas o que isso realmente significa? A variação entre estas siglas é sempre corriqueira, já que vivemos num país onde o serviço de dados oferecido pelas operadoras de telefonia móvel é precário e o relevo do Brasil não ajuda na estabilidade do sinal.

Mas e quanto às siglas? Bem, elas representam a tecnologia de conexão que está sendo empregada naquele momento. Cada uma delas possui velocidade de transmissão diferente e algumas são tão lentas que irritam a qualquer um. Vejamos:

E:

Esta é a sigla da tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). É a evolução da tecnologia GPRS (General Packet Radio Service). Sua capacidade total de transmissão é de 473Kbps, mas por aqui ela atinge, no máximo, 100Kbps! Em suma: se o seu celular estiver utilizando este método de conexão dificilmente você conseguirá abrir o Google!

G:

Antiga, mas muito utilizada, esta tecnologia é fraca na transmissão de dados. Sua capacidade total de transmissão de dados é de apenas 171Kbps, mas dificilmente ultrapassa os 30Kbps. Resumo da ópera: nem gaste seus créditos tentando enviar uma mensagem através do whatsapp pois não vai rolar.

H:

Enfim uma evolução significativa! A High Speed Packet Access ou HSPA para os íntimos corresponde ao padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Acess). O tão requisitado "H" é a confirmação de que estamos, teoricamente, numa rede de alta velocidade. Sua capacidade máxima de conexão é de até 14Mbps. Calma, não se alegre, pois dificilmente (sendo muito generoso falando dificilmente) você conseguirá esta taxa de velocidade com a sua operadora móvel.

H+:

É a evolução do "H". Quando visualizar esta sigla em seu celular, tenha certeza que sua velocidade de conexão está melhorada significativamente. Nem todos os smartphones suportam esta tecnologia, infelizmente. O Evolved HSPA atinge incríveis taxas de 168Mbps para download e 22Mbps para upload.

3G:

Embora as duas últimas tecnologias sejam chamadas de "3G", elas não são. "3G" refere-se à terceira geração da tecnologia de conexão sem fios com a internet e oferece capacidade de apenas 2Mbps de conexão.

O seu smartphone sempre selecionará a conexão mais forte naquele momento. Então mesmo que você esteja numa área onde sejam oferecidas as tecnologias HSPA e EDGE, por exemplo, se o sinal da "E" for mais forte, você será automaticamente conectado à WEB através deste meio.

Alguns fabricantes disponibilizam a opção de selecionar apenas um modo de conexão. Para saber se o seu celular dispõe desta funcionalidade, verifique junto ao seu fabricante.

4G:

Chamada de quarta geração da internet móvel, a 4G é sucessora da 3G. Entre as diferenças, a principal delas está justamente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A conexão 4G poderá ser aproximadamente 10 vezes mais veloz que a de terceira geração, ou seja, a 3G.

As mais lidas
Conheça os acessórios de luxo que são o sonho de todo gamer
(5772 visualizações)
Como desbloquear um iPhone importado para usar em qualquer operadora
(4934 visualizações)
[Vídeo] Sniper Elite V2, sinta a adrenalina de ser um atirador de elite
(4540 visualizações)
Playseat F1 Red Bull, o controle que simula um cockpit de um carro de um F1
(4280 visualizações)
Via iPad: Serviço automatiza casa por R$ 8 mil
(3898 visualizações)
Google lança tablet Nexus 7, novo Android e várias outras novidades
(3798 visualizações)
De Battlefield a Team Fortress: veja os melhores jogos de tiro online e gratuitos
(3604 visualizações)